sexta-feira, 29 de junho de 2012

Museu Vivo da Memória Candanga

No dia 21 de Junho caminhamos com as turmas de 4º ano para visitar o Museu Vivo da Memória Candanga, que  ocupa as instalações do já extinto Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira (HJKO), o primeiro construído em Brasília.

 

O hospital e os alojamentos dos funcionários foram construídos em madeira. O tempo de construção foi de apenas dois meses e a inauguração se deu em 1957.

 Hoje, boa parte de suas instalações foram reformadas: nas antigas casas dos funcionários, funcionam oficinas artísticas. No antigo hospital, estão uma biblioteca, a exposição permanente "Poeira, Lona e Concreto", e uma maquete atualizada de Brasília.

 Na visita aprendemos muito sobre a história de Brasília, do DF, da Candangolândia, visitamos a exposição, assistimos um vídeo, ainda participamos de uma oficina de artes. 


O Museu é um lugar lindo, bucólico e com grandes posibilidades de aprendizagem.

Lobo guará

No dia 18 de junho apreciamos em nossa escola uma apresentação teatral do grupo  Lobo Guará, conscientizando nossos alunos sobre o cuidado com o meio ambiente, a natureza, a biodiversidade,  a conservação do Cerrado, sua fauna e sua flora.

A apresentação envolveu as crianças dos dois turnos que aprenderam bastante com essa parceria.

O compromisso de sermos  Agentes Defensores da Natureza foi firmado.


DEFENSORES DO PLANETA


O grupo de teatro do SLU “DEFENSORES  DO PLANETA”    esteve na nossa  escola em Maio deste ano.

Apresentaram-se nos turnos matutinos e vespertinos.Onde foi tratado o tema: sustentabilidade e o lixo, por meio de um teatro interativo e pedagógico de bonecos os alunos puderam aprender e debater sobre o cuidado com a natureza, a coleta do lixo, os cuidados com a fauna e a flora, a preservação do Meio Ambiente. 









FEIRA PEDAGÓGICA : VALORES



Em setembro a Escola Classe 02  realizará sua Feira Pedagógica anual, que este ano terá o tema: VALORES. 

Em breve publicaremos as fotos da feira. Curtam nosso mural, com os valores que serão trabalhados por cada sala.


Nucleo Educacional da Polícia Ambiental


Participamos no dia 22 de Maio, no parque Praça do Bosque, Candangolândia, da solenidade de início das atividades do Núcleo de Educação Ambiental (NEAM) do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).A chefe do NEAM, capitã Isabela, durante o seu discurso, lembrou a importância da data,  dia 22 de maio,   Dia Mundial da Biodiversidade, ressaltando a  importância da prevenção dos delitos ambientais com a educação ambiental voltada para as crianças, “O importante é trabalhar a educação, pois dessa forma, vamos  conscientizar todo mundo e, consequentemente, combater os crimes ambientais. Nosso objetivo é formar cidadãos com a consciência de preservar o meio ambiente”, disse a capitã Isabela Almeida.



 
O Núcleo de Educação Ambiental fará diversas atividades, entre eles eventos ambientais, palestras sobre o meio ambiente, sustentabilidade institucional, teatro para crianças e campanhas de proteção ao meio ambiente.



 Ao longo da manhã, as crianças puderam assistir a apresentação teatral, sobre preservação da Fauna e Flora do Cerrado,  palestra sobre lixo, reciclagem, coleta seletiva e visitar o museu do BPMA. No final do evento, um lanche foi servido aos presentes e ainda voltamos para escola com uma muda de planta do cerrado, cada participante gamhou uma.



SALA DE LEITURA: Dia do Livro Infantil


O dia 18 de abril foi instituído como o dia Nacional da Literatura Infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
       “Um país se faz com homens e com livro”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que o mesmo dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil, brasileira



Neste dia a Professora Janete, responsável pela sala de leitura, trabalhou com os alunos obras de Monteiro Lobato, com teatro de fantoches. Foi um momento mágico e especial para os alunos de nossa escola. 








Dia das Mães e Despedida das aposentadas.

Dia das mães e Despedida de Tia Neuza e Luzinete, que estão se aposentando!







Chegou o momento  de  despedir, despedir de pessoas que aprendemos a gostar e amar. 

A vida nos reserva estas situações e temos que enfrentá-las.

Ainda que distante, tenham certeza. Não as esqueceremos. Você são muito especiais.
 
A  dedicação, o trabalho, o carinho. Jamais serão esquecidos, ficarão plantados em nossos corações.

E um dia com certeza iremos nos encontrar por esses caminhos
 
Lembraremos dos momentos vividos, do trabalho dividido.

Ilumine Deus esses novos caminhos, boa sorte e muito sucesso.
 
A saudade vai ficar, mas a certeza da  felicidade de vocês é o nosso maior prazer.